terça-feira, 11 de novembro de 2008

Ensaio*


...
Hã???
Porque eu falo tanto de política?
É que ela me incomoda, devia trabalhar em favor do todo no entanto, nada mais é que um braço forte de alguma das partes e não do todo.
...
Ah...
É que eu não sou uma destas partes.
...
Inveja?
Ah, não é mesmo!
Ratos no meio do mundo, não tem e nem sabe o que é isso, nos somos apenas uma parcela muito pequena do todo desconhecido e manipulado por partes que nos são alienígenas.
...
Não, não!!!
Não são seres de outros mundos não!
Também não são ficcionais, são bem reais para a nossa desgraça, se bem que parecem viver em um outro mundo que não este em que nos simples mortais vivemos, pois tem para com a gente uma política muito suja, desprezível, diga-se de passagem.
...
Não é assim não.
Nós, os ratos assim como os porcos, não gostamos de sujeiras não. Se entre elas vivemos é por imposição do meio político e não por nossa vontade, nós nos consideramos insultados quando nos comparam com membros da espécie política inapropriada.
...
É...
Tá certo...
Somos nós que os elegemos no entanto, se você olhar melhor, verá que não são os ratos que os elegem e sim os homens os quais são recompensados para isso. Estes usam de todos os meios disponíveis para os eleger e sempre o conseguem, pois usam as ambições humanas para atingir os resultados que lhes foram comprados a peso de ouro. Ratos, por natureza só tem uma ambição: em nascendo, crescer em paz, aprendendo e desenvolvendo as nossas boas potencialidades, ter uma velhice gloriosa e sábia, morrendo assim em paz consigo mesmo e com a humanidade.
...
Em???
...
Ah!
É como eu disse.
Eles são apenas o braço de um senhorio, ao qual deve retornar e com lucro tudo o que foi investido em sua vitória nas urnas.
...
... Logo “Um rato no meio do mundo” não faz diferença...
Engano seu.
Faz sim.
Segundo o Principio dos Contrários, uma filosofia do socialismo não seguida nem comentada jamais por nenhum partido socialista faz sim, e faz muito sentido.
...
Se eu sou socialista?
...
Não sou.
Nenhum rato é.
Todos nós somos o que a natureza manda ser, somos o que somos e evoluímos de acordo com as regras naturais do universo. A nossa mãe Natureza não é socialista, nem dentro de espécies muito bem definidas.
O socialismo na Natureza, se existe, é uma exceção e não a regra e o que não é regra na Natureza está fadado à extinção, até mesmo dentro e no tempo das exceções.
...
É mas estes insetos tem socializado o trabalho, a comida comum a todos, os horrores da guerra, os turnos de vigilância e é claro todo o fruto do trabalho é para o seu líder e não para todos.
...
Acabou!?!?
Que pena!
Então Boa Noite a todos.
...
... pera aí... Eu não ví os comerciais que ...

-----------------------------------------------------------------------------------
Esta paródia é uma homenagem à Radio Cultura AM e FM, bem como à Televisão Cultura, todas Emissoras da Fundação Padre Anchieta em São Paulo.

*Ensaio é o nome de um programa de entrevistas da TV Cultura de São Paulo.

Nenhum comentário: